quinta-feira, 13 de março de 2014

Maquiagem venceu e agora?

Joguem fora!!!

Olá meninas, tudo bem?
Já tem uns dias que estou dando uma geral nas minhas maquiagens, até mesmo porque eu deixei de comprar algumas coisas, para usar as que eu tenho ATÉ O FIM!!! Sim, porque com o blog, vem aquela vontade de sair comprando tudo, testando tudo... afinal, quem não gosta de novidades né?
Mas, foi 'fuçando' nas minhas coisas que notei que eu tinha produtos que estavam ali paradinhos, há séculos. Sem brincadeira, tinha coisa do tempo do guaraná com rolha ainda gente!!! Choquei! Não que eu usasse mais, só que estavam lá e eu me perguntei o porquê... (sem resposta)!
A faxina começou!!!
 
 *** Imagem Canal Minas Saúde***

E vocês como fazem? Algum tipo de controle?
Sim, devemos fazer! Colocar etiquetas informativas com as datas, porque a maioria dos cosméticos vem com a data nas embalagens plásticas que os lacram e essas... acabam indo para o lixo!

Maquiagem vencida faz mal para a pele e também para os seus olhos. Trazendo problemas imediatos ou pior, aqueles que aparecem tempos depois mais graves e com consequências, as vezes, irreversíveis.

O ideal é ficar de olho na data de validade dos produtos. 
Alguns, nacionais e importados, tem validade a partir da data de abertura do produto (como o leite sabe?) - consumir em até 5 dias após aberto. É isso mesmo!!! Comecem a ler as embalagens, anotar e se ligar galera!!! Cuidado é tudo!!!

Outra coisa que ajuda e muito, é você ficar atenta as alterações que o produto sofre com o tempo: textura, cor e cheiro principalmente. Atendendo as exigências das embalagens (manter em local seco, arejado, embalagem bem fechada e temperatura ambiente) auxilia na conservação maior de seu cosmético. De preferência a caixas organizadoras, maletas, armários e gavetas - protegendo sempre - da luz.

O que não podemos deixar passar é qual a gravidade disso? Porque muitas 'dão de ombros' e falam: Ah, eu uso mesmo!!! Acha que vou jogar fora se o negócio tá cheio?
Não, claro que não!!! Muitas pensam assim também.
Mas é importante salientar que a coisa é mais séria do que pensamos, já que na maioria das vezes, achamos que 'não vai dar em nada', 'já usei tantas vezes e nada aconteceu', 'passou só um mês'... e as desculpas são inúmeras!
O USO DE PRODUTOS FORA DA VALIDADE PODE CAUSAR ALERGIAS SÉRIAS, DERMATITES, CONTAMINAÇÃO BACTERIANA, INFECÇÕES, INFLAMAÇÕES, ACNE E MUITOS OUTROS PROBLEMAS.
Produtos utilizados nos olhos como sombras, lápis, delineadores e máscaras para cílios (rímel), podem causar ALERGIAS, CONJUNTIVITES E CONJUNTIVITE BACTERIANA que é muito séria!

Em artigos da internet, encontrei algumas orientações da Dra. Angélica, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), destaca os principais riscos de produtos vencidos e datas de validade apropriadas para cada um deles. Confira abaixo:
  • Lábios - As principais consequências são infecções fúngicas, como candidíase ou até bacteriana. A dica é utilizar os dedos para aplicar o produto, e quando começar a cheirar mal é hora de jogar fora. O prazo médio de produtos como batons e gloss varia de seis meses a um ano.
  • Olhos - Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo. Portanto, cosméticos repletos de substâncias potencialmente irritantes, como talco, podem causar problemas. As sombras, por exemplo, podem causar alergias e até conjuntivite. As mascaras de cílios devem ser substituídas a cada três meses. O rímel pode não apenas vencer e causar infecções nos olhos, mas também ressecar a pálpebra.
  • Rosto - Entre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído. Ambos são conhecidos por causar dermatite de contato na pele e sabe-se que o segundo possui ação cancerígena, presente em pequenas amostras em conservantes. Depois de seis meses de uso, bases podem causar alergias e vermelhidão de pele. Blush vencido também é um risco para a pele, causando dermatite de contato fúngica ou bacteriana. Lavar corretamente o pincel de blush manterá sempre o produto fresco por mais tempo.
 Passei por um susto a algum tempo com um lápis sombra da Avon que comprei há muitos anos atrás e não usava, como eu achava a cor linda do nada usei. Foi imediato!!! Meu olho começou a arder, ficou vermelho e uma coceira insuportável. Consciente da merda que eu havia feito, passei demaquilante, lavei os olhos abundantemente e apliquei um colírio. Gente, a coceira não parava e a dor nos olhos foi insuportável. A agonia durou umas 3 horas, entre lavar os olhos e aplicar colírio. 
Graças a Deus, ficou tudo bem depois. No entanto, só o medo que eu passei, já joguei todos fora.

Você não tem dó de jogar produto fora? Tenho sim, e muito!!! 
Mas pensando no prejuízo e na saúde no caso de adquirir algum problema futuro e a 'dó' passa!!!


 As estatísticas dizem que 9 entre 10 mulheres, usam sim, maquiagem vencida! 

No entanto, para não sofrer com dó e não jogar muita coisa no lixo, organize-se na hora das compras, não saia comprando muita coisa feito louca que você 'sabe' que não vai dar conta de usar por exemplo, 20 Máscaras para Cílios ao mesmo tempo'. Comprando consciente, você pode ter tudo, usar tudo e não jogar seu dinheiro no lixo, com o passar do tempo.

No caso da saúde da pele e dos olhos, menos é mais!!!

Deixarei o link de um blog que tem um post bem legal, onde menciona quanto tempo de vida últil tem alguns produtos e algumas dicas bem legal para manter suas maquiagens bem conservadas. Achei bacana e por isso indico.

É isso meninas, vamos cuidar de nossas coisas, mas em especial cuidar da gente né?
Que tal 'faxinar' suas coisas e dar um fim no que pode fazer mal?
Espero que esse post ajude muitas de vocês!!!

Cuidem-se e caso tenha alguma dica, deixe nos comentários e divida com a gente sua experiência, isso pode ajudar muitas leitoras! 

6 comentários:

  1. Boa tarde!! nao vou mentir...sempre termino usando alguma make que ja venceu..agora se ela tiver com um cheiro ruiim jogo logo fora
    beijos e boa semana

    www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb Kathya, não tem jeito porque tem muita coisa que passa e a gente nem vê. Agora mudança de aspecto e cheiro é sempre bom ficar ligada!!! Bjs

      Excluir
  2. Sempre jogo fora já tive problemas com um lápis de olho que causou irritação justamente por que estava vencido

    http://blogstyledrops.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom ficar de olho nas alterações dos produtos. Cuidado nunca é demais! Beijos

      Excluir
  3. As vezes eu jogo fora antes de vencer pq a textura mudou ou a cor alterou e tenho medo de ficar com alergia no rosto. Ja me bastam as acnes que aparecem hahahahahha

    saudades de vc mulher. Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb tenho acne e minha preocupação é imensa. Por incrível que pareça, tenho mais preocupação com os itens para os olhos... tipo Máscara para Cílios, fica grossa e cheira a 'compostos químicos' fortes... Medo.com hehehe Saudades de vc tb!!! Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget